English French German Japanese Portuguese Spanish

Newsletter

Receba novidades no email!



Total de visitas:979391
Nós temos 10 visitantes online







Início Os Orixás Nanã Boruque
NANÃ BORUQUÊ - SANTANA

Nanã Boruquê

 

Sincretizada a Santana, a avó de Jesus Cristo é um dos Orixás menos conhecidos e evocados na Umbanda.

transfer-santa-ana-2898-54620

Nossos irmãos africanos explicam que Nanã é um Orixá feminino já avó. Conhecida como a mais velha das deusas do mar, Nanã chefia a falange das ondinas da linha de Iemanjá. Seus domínios são os rios e ribeirões e o ponto de contato entre as águas do mar e a terra, local que chamamos de mangue.

Nossos guias ensinaram o seguinte ponto cantado que retrata esse fato:


Senhora Santana,

Senhora da terra e do mar (Ponto entre a terra e o mar, o mangue)

Oh Nanã Boruquê rainha do Aiuka (O mar profundo)

Oh mãe das ondinas (Falange das ondinas)

Descarrega este gongá

Descarrega estes filhos

Descarrega nas ondas do mar.


Nana BoruqueNanã é protetora nas situações tormentosas e nas perseguições kármicas e tem grande atuação sobre as mulheres já avós, embora isso não seja uma regra.
A cor de Nanã é o roxo. Nas obrigações são usadas velas roxas ou brancas, flores brancas ou roxas e a sua bebida também é água pura. Conhecida no meio umbandista como a senhora da lei e da firmeza, a ela recorrem todos os que estão em dúvidas nas situações tormentosas da vida.
Devido ao sincretismo com Santana, que por sua vez é a padroeira dos boiadeiros, nota-se a devoção dos boiadeiros por Nanã Boruquê em seus pontos cantados e na cor das velas, desta forma Nanã e Santana passaram a ser reverenciadas pelos boiadeiros conjuntamente e por elas transmitem grande respeito.

É considerada um dos Orixás mais exigentes na escolha de seus filhos. Embora transmita o exemplo da mãe, procura associar-se mais com a posição reservada aos idosos em qualquer sociedade, por esse motivo na Umbanda são raras as filhas de Nanã.

Na Umbanda, Nanã Boruquê não afirma na cabeça de adeptos masculinos, pelo menos nunca conhecemos nenhum filho masculino de Nanã.
A capacidade que Nanã tem de amparar as pessoas nas situações de grande tormento, faz dela um Orixá de grande força, sendo respeitadíssima na Umbanda.

“Se um dia a dúvida pairar em sua cabeça, peça ajuda a Nanã, com certeza Ela o ajudará”.

  • Cor .................. Roxo
  • Domínios ..........Ribeirões e mangues
  • Atuação ........... Contra perseguições karmicas
  • Saudação .........Saluba Nanã
  • Elemento ......... Água


Comentário do Pai de Santo


Da mesma forma que ocorre com Omulú, os filhos de Nanã são mais raros no meio umbandista. Outra curiosidade que constatei é que Nana não afirma em cabeça masculina, na verdade nunca conheci um filho masculino de Nana.

Por ser um Orixá que pouco se manifesta nos trabalhos, Ela é também muito pouco conhecida no ambiente material da Umbanda. Até hoje conheci apenas um templo dedicado a Nanã, mostrando que eles são realmente muito raros.

O plano espiritual, no entanto, a evoca com certa freqüência, principalmente nos trabalhos de desobsessão pesada.
Sua atuação nesse sentido fez com que viesse a ser reverenciada com grande respeito em nosso meio. 
Suas enviadas quando incorporadas, dançam de forma lenta, dando a impressão de uma mulher que embala uma criança em seus braços.


.

 

Enquete

Devemos cobrar por trabalhos?


CopyRight 2008 NUSS- Núcleo Umbandista São Sebastião - Todos os direitos reservados.